Olá, eu sou Virginia Cerutti, já morei em várias cidades, me mudei cerca de 7 vezes. Aos 13 anos quando comecei a perceber a minha vocação para a medicina o meu desejo era que as pessoas não ficassem doentes e que, quando doentes, pudessem se recuperar logo. No final do ano de 1994, ano da morte de Ayrton Senna, ano do Tetra do Brasil na Copa do Mundo de futebol, passei no concorrido Vestibular para Medicina na Universidade Federal do Espírito Santo. Em 2001, assim que me formei, ainda sem saber qual área de atuação eu seguiria, fui a primeira médica do Programa de Saúde da Família da Comunidade do Jatibocas, na cidade de Itarana no interior do Espírito Santo. Um período inesquecível.

Os meus planos naquela época eram: cuidar das famílias da minha região, casar e construir a minha família. Até que num sábado a noite, atendi no meu plantão a minha tia mais nova… ela estava com uma síndrome coronariana aguda. Eu precisei interná-la na Unidade de Terapia Intensiva e depois a acompanhei durante o cateterismo e a cirurgia de revascularização para a famosa ponte de safena. E foi assim que nasceu o meu amor pela cardiologia. Complementei a minha formação médica iniciando pela jornada das provas de residência,  primeiro veio a aprovação na residência de Clínica Médica no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes – HUCAM da Universidade Federal do Espírito Santo e em seguida vim para São Paulo onde passei na concorrida Residência de Cardiologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Logo após a residência, realizei o sonho de ser mãe. E na minha segunda gestação, adivinhe o que aconteceu? O céu estava em promoção… ao invés de um, vieram dois lindos meninos. Em 2011, com a família completa, 3 filhos crescidinhos… finalmente consegui prestar as provas de título de especialista de renomadas sociedades médicas.

Em 2011 fui aprovada na prova de Título de Especialista em Cardiologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cardiologia. E em 2012 também fui aprovada na prova de Titulo de Especialista em Atuação na Área de Arritmia Clínica pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. Dessas duas formações são reconhecidas como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina apenas a cardiologia. E por isso, tenho 2 registros de qualificação de especialidade (RQE): Clínica Médica e Cardiologia.

A formação médica total da graduação até a finalização de todas as residências médicas foi de 12 anos. E tive o privilégio de ter contato com médicos e professores inspiradores com os quais adquiri conhecimentos científicos da medicina, valorização do ser humano e da relação médico-paciente. Essa jornada só foi possível porque tive professores brilhantes, trabalhei com profissionais da área de saúde que me ensinaram a trabalhar em equipe e para o bem do próximo, pacientes que compartilharam comigo sua humanidade e paciência e tive o mais importante de tudo o apoio da minha família. 

Hoje sou cardiologista de consultório,  Instrutora do Suporte Avançado de Vida em Pediatria e atuo principalmente no diagnóstico e tratamento das arritmias. Apesar de eu não dar mais plantão noturno, as emergências ainda são a minha paixão e continuo acompanhando casos graves na enfermaria e visitando o Pronto Socorro com os meus alunos do Curso de Medicina da Universidade Nove de Julho em São Paulo. 

O meu maior prazer é ajudar as pessoas a traçarem o melhor plano para terem longevidade e uma vida valorosa. Porque a doença pode ser a mesma, mas você é único na vida de alguém.