O que é desmaio?

Desmaio ou síncope é a perda súbita e transitória da consciência com recuperação espontânea e sem deixar sequelas. É comum acontecer com algumas pessoas ao verem sangue ou gestantes e idosos que ficam muito tempo de pé nas filas de ônibus, banco ou supermercado. O desmaio geralmente ocorre por diminuição do fluxo de sangue para o cérebro. Também pode ser precedido por outros sintomas como palpitação, tontura, dor no peito e sudorese. É comum quem vê a pessoa desmaiando relatar que ela ficou pálida e com as mãos geladas.

Quais são causas do desmaio ou síncope?

A síncope pode ocorrer por vários motivos, os que mais preocupam são os de causa cardíaca. Quem já teve um desmaio precisa tentar fazer uma retrospectiva de tudo que aconteceu imediatamente antes de perder a consciência. O que estava fazendo? Sentiu algum outro sintoma antes de desmaiar? Caiu no chão? Machucou alguma parte do corpo ao cair? Quanto tempo ficou desmaiado? É importante também observar como acordou, se ainda estava com tontura, se alguma parte do corpo estava mais fraca e tudo o que sentiu após recobrar a consciência. Durante a avaliação com um médico, estes dados serão importantes para o médico chegar a uma hipótese da causa da sincope e solicitar os exames adequados.

A causa mais comum de síncope, principalmente em pessoas sadias é a “neuromediada”. Ela é mediada por instintos primitivos do sistema nervoso. Apesar de ser benigna e não ter risco aumentado para morte súbita cardíaca, este tipo de síncope leva ao medo de apresentar um outro episódio ou de ser algo grave. Antes da perda da consciência é comum sentir tontura, visão embaçada, e uma sensação de que o corpo não tem forças. A pessoa pode ficar pálida e com as mãos geladas. Ao cair no chão é comum recobrar a consciência e ouvir as pessoas falando, a tontura e visão embaçada podem permanecer por algum tempo. Este é o tipo de sincope que ocorre ao ver sangue e ao ficar muito tempo de pé em filas. Algumas pessoas têm mais chance de apresentá-la, como adultos jovens, sendo mais comum nas mulheres. Os idosos e grávidas também são mais suscetíveis, é por isso que eles têm prioridade em filas de banco e supermercado.

O que fazer se perceber que vou ter um desmaio?

Ao perceber os sintomas de alerta como tontura e visão embaçada a pessoa deve procurar um local para se sentar ou se deitar e elevar as pernas. Avise as pessoas que estão próximas para que lhe ajudem. Um cardiologista também pode orientar outras manobras que podem ajudar a evitar o desmaio. Uma forma importante de prevenir a sincope “neuromediada” é ingerir bastante água, evitar ficar muito tempo de pé e parado. Movimente sempre as pernas, flexionando os joelhos caso precise ficar muito tempo parado em filas.

Se você perceber que alguém ao seu redor vai ter um desmaio procure encontrar um local para sentá-lo ou deitá-lo, se não for possível apoie a pessoa, principalmente a cabeça para que ela não se machuque.

Quando o desmaio pode ter risco de parada cardíaca?

As síncopes que ocorrem sem aviso prévio, sem que a pessoa perceba sinais de que vai desmaiar, ou que acontecem durante o esforço físico precisam ser investigadas, pois podem ser devidas a alguma arritmia cardíaca ou problema no coração.

Em pessoas que desmaiam sentadas e sem sintomas associados a causa da síncope pode ser uma bradicardia. A presença de dor forte no peito antes de desmaiar também é um sinal de alarme e de perigo.

A presença de doenças cardíacas prévias como infarto, insuficiência cardíaca, doença nas valvas do coração, Doença de Chagas são fatores de risco para sincope que deve ser investigada rapidamente por ter maior risco de ser causada por uma arritmia grave.

Se você já teve algum desmaio tente lembrar de todos os detalhes de antes e depois de perder a consciência, procure um cardiologista e conte tudo a ele para que a causa do desmaio seja confirmado e você possa receber todas as orientações de prevenção e tratamento. O assunto síncope é bastante complexo e sério, não se baseie apenas em informações de artigos e blogs, procure um médico.