Por que o coração acelera?

O coração de um adulto bate cerca de 60 a 100 vezes por minuto quando estamos em repouso. Mas durante um esforço físico como correr ou fazer musculação os batimentos cardíacos aumentam para aumentar o volume de sangue que o coração envia para os órgãos que estão consumindo mais energia e oxigênio, como os músculos. Isto tudo ocorre através da liberação de catecolaminas, que são produzidas principalmente pelas glândulas suprarrenais. É por isso também que quando levamos um susto, os batimentos cardíacos ficam acelerados. Ao levar um susto, o corpo entende que estamos em perigo e precisamos fugir e por isso libera catecolamina.

O que significa coração acelerado?

A sensação do coração acelerado é a percepção do coração batendo muito forte ou rápido e pode ser chamada de palpitação ou taquicardia. Em algumas situações palpitação e taquicardia significam a mesma coisa, em outras não.

Qual a diferença entre taquicardia e palpitação?

Palpitação é a percepção dos batimentos cardíacos. Geralmente não sentimos o coração bater, mas podemos sentir quando estamos em um ambiente tranquilo e silencioso. A taquicardia é um tipo de palpitação em que percebemos que o coração está mais rápido que o normal.  Quando os batimentos ultrapassam 100 vezes por minuto dizemos que temos uma taquicardia.

Podemos ter uma taquicardia quando levamos um susto ou numa crise de ansiedade, ou ainda quando estamos correndo. Observe que pode ser uma resposta normal do nosso corpo para fugir de um perigo ou para correr. Isso ocorre porque o coração aumenta o número de batidas para aumentar o volume de sangue para todo o corpo, principalmente para os músculos terem força para correr ou fugir de um perigo. 

Geralmente, as pessoas com crise de ansiedade têm algum gatilho (medo) que faz o corpo entender que está em perigo e que precisa fugir. O corpo vai liberar substâncias chamadas de catecolaminas que atuam no coração aumentando os batimentos em frequência (número de batidas) e força (intensidade da batida). 

Algumas taquicardias podem ter o início e término súbitos. Podem durar segundos a minutos, ou até mesmo algumas horas dependendo do tipo. 

No caso de uma crise de ansiedade ou quando estamos correndo a taquicardia é do tipo sinusal. Na taquicardia sinusal o comando do coração está sendo feito pelo seu marcapasso natural e ocorre nas seguintes situações: febre, anemia, aumento de produção de hormônio pela glândula tireoide (hipertireoidismo), crises de ansiedade, quando nos assustamos ou quando estamos fazendo um esforço físico.

As taquicardias que não são sinusais, ou seja, que não são comandadas pelo marcapasso natural do coração podem ser de vários tipos e podem ser diagnosticadas pelo eletrocardiograma (ECG) ou pelo holter de 24h ou ainda pela monitorização de eventos prolongada. 

Algumas taquicardias têm mais risco que outras e apenas um cardiologista poderá avaliar adequadamente cada caso. 

Pessoas que já tiveram infarto tem maior chance de o sintoma de palpitação ser de fato uma taquicardia grave. Os idosos, principalmente se portadores de hipertensão arterial, obesidade, diabetes, problemas cardíacos prévios têm mais chance de ter a Fibrilação Atrial que é uma arritmia responsável pela ocorrência de acidente vascular cerebral. 

A presença de dor no peito em aperto, associado a muita falta de ar, tontura, sensação de desmaio ou até mesmo o próprio desmaio são sinais de gravidade. Neste caso pode ser necessário procurar um atendimento de emergência. 

Agora você já sabe que taquicardia é um tipo de palpitação, que as vezes pode ser uma resposta normal do corpo e em outras pode ser causada por alguma arritmia. Mas vale lembrar que nenhum artigo de internet será capaz de fazer o diagnóstico correto a causa do aceleramento do seu coração. Eles apenas te ajudam a entender melhor os seus sintomas de modo que você consiga explicar melhor o que sente para o seu médico. Procurar cardiologista é o mais indicado para tratar sintomas de taquicardia e palpitação.

Saiba mais

Dra. Virginia Braga Cerutti Pinto

Médica cardiologista pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Atuação médica com foco na manutenção e recuperação da saúde para que as pessoas vivam mais e com qualidade de vida física e mental. Paixão pela área de diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas. O coração tem um circuito elétrico incrível e apaixonante.

CRM: 117.977 – SP

RQE Cardiologia: 41.828

RQE Clínica Médica: 41.829

Deixe uma resposta

Como esse texto foi útil para você?

Qual a sua dúvida?
Você deseja maiores informações?
Consultório Dra. Virginia
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?