O que é pressão alta?

A pressão alta ocorre quando o sangue bate com força na parede dos vasos que saem do coração. Vamos entender como isso acontece? O coração funciona como uma bomba que joga sangue em um sistema de tubos, chamados de artérias. As artérias levam o sangue do coração para o restante do corpo. Esse sangue volta ao coração por um outro sistema de tubos, chamados de veias. A parede das artérias é constituída de um material muito especial que lhe confere resistência e elasticidade. Sendo assim, a pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial sistêmica ocorre quando a elasticidade das artérias está diminuída e a parede do vaso está mais enrijecida.

O coração bombeia o sangue que está no ventrículo esquerdo, através da aorta para as demais artérias do corpo que vão irrigar todos os outros órgãos. Após levar oxigênio para todos os órgãos, o sangue retorna ao coração através das veias. O sangue entra no átrio direito do coração, passa para o ventrículo direito e é bombeado para os pulmões. Nos pulmões ocorre trocas de gás carbônico (recebido dos órgãos) por oxigênio proveniente da respiração e em seguida o sangue retorna para o coração, chegando então ao átrio esquerdo e depois seguindo para o ventrículo esquerdo onde tudo se reinicia.

O que causa a hipertensão arterial?

Há vários fatores que levam ao enrijecimento das artérias e como consequência à hipertensão arterial, os principais são: o envelhecimento, tabagismo, diabetes, sedentarismo, aumento do colesterol e obesidade.

Quem pode ter pressão alta?

Além de ser uma doença com várias causas, a hipertensão tem um importante componente hereditário, ou seja, pode ser herdado dos pais e por isso é comum entre os membros de uma mesma família.

Mas qualquer pessoa, independentemente da idade pode apresentar hipertensão arterial. Na infância e adolescência, geralmente ela tem alguma causa, alguma alteração renal, endócrina, obesidade ou doença hereditária. Na população adulta, a prevalência da hipertensão aumenta com o envelhecimento, e tem como fatores de risco principais o sedentarismo, obesidade, diabetes, aterosclerose, tabagismo, apneia do sono e doença renal crônica.

O que acontece com quem tem pressão alta?

A hipertensão arterial leva a um aumento do risco cardiovascular, por causar uma disfunção na camada endotelial dos vasos (maior risco de formação de placas de colesterol – aterosclerose, principal causa do infarto) e por aumentar a rigidez dos vasos, ou seja, hipertensão leva a mais hipertensão. Mas não para por aí não…

Imagine o seu coração tendo que bombear sangue com mais força contra uma artéria mais rígida? O coração, que é um órgão muscular, vai ter que hipertrofiar as suas fibras musculares para bombear o sangue. Mas com o passar do tempo, se a hipertensão não for tratada ele começa a ficar mais fraco e a pessoa hipertensa pode desenvolver insuficiência cardíaca.

E não é só o coração que sofre consequências da hipertensão arterial. Como o enrijecimento das artérias ocorre em todos os vasos do corpo, no cérebro o aumento da pressão arterial leva a um risco aumentado de acidente vascular cerebral, conhecido como derrame.

Nos rins, leva a alteração do sistema de filtração do sangue, que forma a urina e leva a insuficiência renal crônica que inclusive pode levar a pessoa a precisar de hemodiálise.

E nos olhos leva a alteração nas pequenas artérias da retina, podendo levar a diminuição da visão ou até a cegueira.

Quais são os sintomas da pressão alta?

Esse é o maior problema da hipertensão arterial! Ela é uma doença que pode cursar sem sintomas por muitos anos e ser diagnosticada quando já ocorreu lesão em algum dos sistemas citados acima. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar sintomas como dor de cabeça, cansaço, falta de ar, peso na nuca, turvação na visão, zumbido no ouvido e tontura.

Como saber se uma pessoa tem hipertensão arterial?

Quando medimos a pressão arterial (PA) identificamos dois valores: a pressão arterial máxima (pressão arterial sistólica) e a pressão arterial mínima (pressão arterial diastólica). Esses valores são medidos em mm de mercúrio (Hg) ou cm de Hg. Os valores normais são de até 120 mmHg para a pressão sistólica e até 80 mmHg para a pressão arterial diastólica, ou seja, 120 por 80 mmHg ou 12 por 8 cmHg.

Uma pessoa é considerada hipertensa quando apresenta pelo menos duas medidas, em ocasiões diferentes, de pressão arterial maior que 140 de sistólica e/ou maior que 90mmHg de pressão diastólica. Os indivíduos com pressão arterial sistólica de 120 a 139 mmHg e pressão arterial diastólica entre 80 e 89 mmHg são classificados como portadores de PA normal ou pré-hipertensos, mas apresentam um risco cardiovascular mais elevado quando comparados a pessoas com a pressão arterial ótima (menor 120/80mmHg). Logo abaixo você vai ver como a hipertensão é classificada e o que fazer para tratá-la.

Como classificar a hipertensão arterial?

Na tabela abaixo está a classificação da hipertensão arterial, utilizada pela Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial de 2021 elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

De acordo com a classificação da hipertensão arterial estão indicadas classes ou associação de classes de medicamentos para controlar a pressão arterial. É importante comentar que, de acordo com o estágio e o risco cardiovascular que o paciente apresenta, será escolhido o melhor esquema de tratamento e uma meta de pressão arterial a ser atingida. A escolha dos medicamentos é feita em conjunto, médico e paciente, levando em consideração o que é mais recomendável para diminuir o risco cardiovascular do paciente e o que será mais acessível e prático para que o paciente consega manter o tratamento. Não é apenas uma questão de baixar a pressão, mas também escolher o medicamento que, além de baixar a pressão, vai evitar a lesão de outros órgãos como os rins e coração. Por isso, não se recomenda a automedicação.

A hipertensão arterial tem cura?

Infelizmente a hipertensão arterial não tem cura. Mas há casos raros em que a hipertensão é secundária ao uso de algum medicamento ou alteração hormonal. Nesses casos o tratamento da causa da hipertensão poderá controlar a pressão arterial sem necessitar de medicamentos para controlar a pressão.

É comum os portadores de hipertensão arterial, após algum tempo de medicação ficar com a pressão controlada e acreditar que estão curados. Na verdade, eles estão com a doença controlada e a suspensão dos medicamentos levará ao retorno dos valores altos da pressão arterial. Por isso não suspenda seus medicamentos por conta própria.

Como cuidar da pressão arterial?

Não é segredo nenhum que se alimentar bem, praticar exercícios físicos, não fumar, manter o peso adequado à seu biotipo são importantes para ter uma boa saúde.

No tratamento e prevenção da hipertensão arterial eles também são importantes.

Por isso recomenda-se:

Emagrecer se estiver acima do peso.

Diminuir o ingesta de sal.

Preferir alimentação pobre em gordura e açúcar e rica em frutas, verduras e alimentos pouco gordurosos.

Praticar atividade física, por pelo menos 30 minutos, no mínimo 3 vezes na semana.

Limitar a ingesta de álcool para não mais que 2 drinks por dia.

Se recebeu uma prescrição de medicamentos para a hipertensão, siga corretamente as orientações de seu médico. A melhor arma contra a doença é a informação adequada sobre ela e ter um bom médico te acompanhando. É conhecendo a doença que conseguimos controlá-la e evitar as suas complicações.